CONHEÇA OS MATERIAIS PRODUZIDOS PELA BEIRA SERRA
Curta metragem "15 minutos de Fama"
Projeto Abraça a Escola
Este recurso permite abordar, a problemática das dependências sem substâncias, mais especificamente a influência que os youtubers podem exercer sobre os/as jovens de forma a suscitar a reflexão e facilitar a adoção de escolhas mais conscientes e informadas. Curta- metragem realizada por Luís Batista em que os jovens foram cocriadores e atores e cuja ação decorre numa escola da Covilhã.
Programa de Rádio + Vale Prevenir
Projeto Abraça a Escola
Folder do programa "Mais vale prevenir...", programa de rádio sobre informações, pistas e conselhos, de forma a reforçar os fatores de proteção, minimizar os fatores de risco e evitar a adoção de comportamentos que possam comprometer a saúde biopsicossocial dos jovens.
Guia para Pais - Ajudar a Crescer
Projeto Abraça a Escola
O Guia para Pais é uma tentativa para apoiar os pais e encarregados de educação na difícil tarefa de educar, desdramatizar situações e apontar pistas/sugestões baseadas no bom senso e no conhecimento empírico adquirido ao longo de seis anos de intervenção preventiva em contexto escolar e comunitário.
Os pais e encarregados de educação, poderão encontrar neste guia as atividades extracurriculares existentes na escola e que em muito facilitam uma integração saudável, assim como algumas pistas que, esperamos, possam contribuir para promover uma comunicação mais assertiva com os jovens.
Guia Pedagógico - Dependências sem substâncias
Projeto Abraça a Escola
Este material destina-se a professores que considerem importante refletir e debater com as respetivas turmas o uso/abuso do telemóvel numa intervenção de curta duração (2 a 4 horas). O recurso foi pensado para jovens entre os 13 e 16 anos, podendo no entanto ser adaptado, em função das necessidades a outras faixas etárias.
Espetáculo "Pulsações"
Projeto VELEDA
PULSAÇÕES é um espetáculo de teatro documental, um manifesto, de um coletivo de mulheres, mães monoparentais.
A uma e muitas vozes, a um e diferentes corpos, contamos histórias de mulheres que transportam casas. A carga parece superior às suas forças. Mas há que transportá-la. E, depois, gozar-se disso, ir à praia e desfrutá-la.
As histórias contradizem-se. Ela quis tanto ser mãe. Ela nunca quis ser mãe. Ela esconde-se debaixo da cama. Ela não dorme. Ela deixa-se dormir e cai, levanta-se e volta a cair. E, entretanto, está sempre, grita, deixa de, reclama, faz tudo, desarruma, não recusa. É o pior e o melhor. Somos.
Área artística: teatro I Duração: 45 min I Classificação etária: M/12
Ficha Artística e Técnica
Cocriação e interpretação: Alice Duarte, Cecília Zacarias, Elisabete Gonçalves, Hortense Trindade, Isabel Rocha, Laura Garcia, Rosa Figueira, Tânia Simões, Verónica González, Zita Pires Direção Artística: Sílvia Pinto Ferreira Conceção Sonora: Defski Direção Técnica e Luz: Pedro Fonseca/coletivo, ac Movimento: Maria Belo Costa Consultoria Artística: Rui Sena Coordenação do Projeto: Marisa Marques Consultoria Social: Catarina Sales Sessões Direitos Laborais: Mónica Ramôa Comunicação: Beira Serra – Associação de Desenvolvimento/Quarta Parede Fotografia: Bruna Kievel Captação e edição de vídeo: Luís Baptista Design Gráfico: Rui Gonçalves
O espetáculo PULSAÇÕES com cocriação e interpretação de 10 mulheres que integraram o Projeto Veleda, são elas Alice Duarte, Cecília Zacarias, Elizabete Gonçalves, Hortense Trindade, Isabel Rocha, Laura Garcia, Rosa Figueira, Tânia Simões, Verónica Gonzalez, Zita Pires.
O projeto VELEDA foi desenvolvido pela Beira Serra em parceria com a Quarta Parede e os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, MDM – Movimento Democrático de Mulheres e UBI – Universidade da Beira Interior e contou com o apoio da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian.