O Projeto JUMP tem como objetivo valorizar a educação como agente de mudança e transformação para a vida das crianças e jovens provenientes de territórios de baixa densidade onde as condições de exclusão surgem reforçadas, de forma a criar cidadãos críticos, participativos, assertivos e capazes de influenciar positivamente a vida daqueles que os rodeiam. E por meio desta valorização promover o sucesso escolar, combater ao absentismo/abandono escolar; promover a participação dos pais no processo educativo dos filhos e proporcionar atividades para a ocupação saudável dos tempos livres.

Localização: Belmonte e Covilhã - PT.

O Trajetos EG7 é um novo olhar de mais de 12 anos de intervenção social dos projetos – Arca de Talentos (2006-2008), Arca de Talentos II (2009-2011), Arca de Talentos E5G (2012-2014) e Talentos E6G (2015-2017) do Programa Escolhas. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento educativo em parceria com comunidades e escolas do Concelho da Covilhã, para promover as qualificações e competências favoráveis ao desempenho escolar, e as capacidades para uma vivência social ativa e responsável. Com o desenvolvimento contínuo desta intervenção conseguimos um impacto social positivo, quer na reintegração de crianças e jovens na escola, quer no encaminhamento e integração para formação e emprego de jovens e adultos.

Localização: Freguesia do Teixoso e Freguesia de Boidobra/Covilhã - PT.

O Projeto SIM – Sensibilizar, Incluir e Mobilizar é um projeto de entrevistas de rádio com a população cigana que tem como objetivo valorizar e dar a conhecer a cultura cigana de forma a sensibilizar a sociedade para a discriminação e estereótipos associados. Na sua 1º Edição houveram 15 emissões de rádio, com emissão semanal na Rádio Caria, 57 entrevistas e o grande espetáculo de encerramento com “Ciganos d’Ouro” e outras intervenções. Nesta 2º Edição além das entrevistas de rádio semanais na Rádio Cova da Beira, o projeto publicará um livro com entrevistas que se passaram na rádio e com histórias de vida de ciganas(os) da região de Belmonte e promoverá fóruns temáticos ligados a área da educação, saúde e associativismo.

Localização: Belmonte e Covilhã - PT.

O Projeto Veleda, visa empoderar um grupo de mulheres caraterizadas pela sua situação de monoparentalidade e vulnerabilidade socioeconómica, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da sua participação ativa em laboratórios de pesquisa social e artística e como cocriadoras e intérpretes de um espetáculo teatral.

 

Localização: Fundão e Covilhã - PT.

Com uma intervenção de 10 anos, o projeto de prevenção em contexto escolar "Abraça a Escola", beneficiou diretamente 8.793 pessoas da comunidade educativa: alun@s, encarregad@s de educação, pais, mães, docentes ou ainda assistentes operacionais de 7 Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Covilhã e Fundão. O projeto assenta numa intervenção universal, seletiva e indicada, e no pressuposto que o desenvolvimento e reforço dos vínculos sociais, definidos como um compromisso com a família, a escola e os pares, influenciam de forma positiva e têm a capacidade de inibir comportamentos desviantes e aditivos e de reforçar a integração e interação dos grupos mais vulneráveis, promovendo uma intervenção preventiva de carácter comunitário e multissistémico.

 

Localização: Fundão e Covilhã - PT.

Desde 2018 a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) presta apoio e consultoria a pessoas que queiram se candidatar ao projeto “Apoio ao Empreendedorismo e Criação ao Próprio Emprego”. 

Localização: Castelo Branco, Fundão e Covilhã - PT.