

URDIDURA é um projeto de arte participativa que propõe a operários da indústria têxtil com culturas e experiências diversificadas - operários em situação de reforma (maiores de 60 anos) e operários de nacionalidade estrangeira recém-chegados à região da Beira Interior - a vivência de um processo artístico coletivo nas áreas da dramaturgia, do teatro e do cinema.
Desenvolvido em Parceria com a Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior, o Museu de Lanifícios, a União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo e a Paulo de Oliveira, S.A.
Apoio Financeiro:
Iniciativa PARTIS & Art For Change, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa" ;


Oficina Corpo Coletivo
Com sessões quinzenais, nesta oficina serão criadas histórias ficcionais a partir da partilha de experiência e vivências entre o grupo de participantes.
Mais tarde estas histórias serão transformadas em guiões de curtas-metragens. Em 2026 terá início o processo de realização de curtas-metragens no qual os participantes são envolvidos em sessões de direção de atores (noções de representação para cinema), iluminação, sonoplastia, planificação de produção e filmagens.
No âmbito desta oficina serão realizadas entrevistas individuais, com os participantes, para recolha etnográfica e arquivo de memórias.


No âmbito da Oficina Corpo Coletivo, entrevistamos trabalhadores da indústria têxtil imigrantes e pessoas já reformadas com experiência de trabalho nos lanifícios ou que também emigraram em busca de uma vida melhor, longe de um país sujeito à repressão de uma ditadura fascista e onde 47% da população vivia em situação de pobreza.
Estas entrevistas, para além de constituírem um importante acervo de memórias, serão matéria de criação para os argumentos das curtas-metragens ficcionadas, que o projeto irá produzir.
Se quiseres contar a tua história contacta-nos.



