top of page
P1033683.jpg

​URDIDURA é um projeto de arte participativa que propõe a operários da indústria têxtil com culturas e experiências diversificadas - operários em situação de reforma (maiores de 60 anos) e operários de nacionalidade estrangeira recém-chegados à região da Beira Interior - a vivência de um processo artístico coletivo nas áreas da dramaturgia, do teatro e do cinema.

Desenvolvido em Parceria com a Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da CovilhãCâmara Municipal da CovilhãUniversidade da Beira Interior, o Museu de Lanifícios, a União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo e a Paulo de Oliveira, S.A.

Apoio Financeiro:

Iniciativa PARTIS & Art For Change, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa" ;

Município da Covilhã

PARTISARTFORCHANGE-Covilha-Maio25-0306.jpg

Oficina Corpo Coletivo

Com sessões quinzenais, nesta oficina serão criadas  histórias ficcionais a partir da partilha de experiência e vivências entre o grupo de participantes.

Mais tarde estas histórias serão transformadas em guiões de curtas-metragens. Em 2026 terá início o processo de realização de curtas-metragens no qual os participantes são envolvidos em sessões de direção de atores (noções de representação para cinema), iluminação, sonoplastia, planificação de produção e filmagens.

No âmbito desta oficina serão realizadas entrevistas individuais, com os participantes, para recolha etnográfica e arquivo de memórias.

WhatsApp Image 2025-07-30 at 17.55.49.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-01 at 19.46.37.jpeg

No âmbito da Oficina Corpo Coletivo, entrevistamos  trabalhadores da indústria têxtil imigrantes e pessoas já reformadas com experiência de trabalho nos lanifícios ou que também emigraram em busca de uma vida melhor, longe de um país sujeito à repressão de uma ditadura fascista e onde 47% da população vivia em situação de pobreza.

 Estas entrevistas, para além de constituírem um importante acervo de memórias, serão matéria de criação para os argumentos das curtas-metragens ficcionadas, que o projeto irá produzir. 

Se quiseres contar a tua história contacta-nos. 

P1033440.jpg

CINEMA NA FÁBRICA 

Uma das atividades do projeto que abre as portas da Fábrica à comunidade e promove a fruição cultural. 

 Sessão V

DA ESPERANÇA À DESILUSÃO DA IMIGRAÇÃO

The Immigrant de Charles Chaplin, 1917 Duração: 25min. ​ The Immigrant, um clássico do cinema, mostra-nos Charlot num barco de emigrantes e a sua chegada a Nova Iorque, onde vive sem um tostão, como em tantos dos seus filmes. Uma das obras-primas absolutas de Chaplin, misto de desencanto e ironia.  ​

 Sessão IV

OBLITERAÇÃO DE UMA COMUNIDADE MINEIRA- II GUERRA MUNDIAL​

The Silent Village  de Humphrey Jennings,1943. Duração: 34min. ​ Evangelho, Marxismo e Internacionalismo, fundidos numa visão comovente das relações gregárias numa comunidade mineira sob o jugo do nazismo.  Um dos mais belos filmes da história do cinema. Austero e belíssimo, clássico e moderno ao mesmo tempo, um domínio magistral do tom, maravilhoso e pioneiro trabalho na direcção de não-actores, delicado em tudo e terrivelmente bem filmado. Provavelmente, o filme da minha vida!"-  João Dias, Realizador e Curador das sessões de Cinema na Fábrica

SILENT VILLAGE (1).jpg
P1033766_edited.jpg

 Sessão III

PORTUGAL, ONTEM E HOJE​

O Homem Do Lixo de Laura Gonçalves, 2022. Duração: 11m

Que dia é hoje?de um Colectivo de jovens de Montemor-o-Novo, no âmbito de uma oficina orientada por Rodolfo Pimenta e Joana Torgal, 2015. Duração: 12min.

Brincar de Rodolfo Pimenta e Joana Torgal, 2015. Duração: 8 min. Nósde Nelson Fernandes, 2021. Duração: 5min

 Sessão II

CARICATURA DA EFICIÊNCIA MODERNA

L'ecole Des Facteursde Jacques Tati,1947. Duração: 16min.​​Realizado e protagonizado por Jacques Tati, 'Escola de Carteiros' é uma caricatura mordaz das contradições produzidas pelo desejo de eficiência associado à industrialização e o seu impacto nos trabalhadores. 

El Empleode Patricio Plaza e Santiago Grasso, 2008. Duração: 6min30seg.

s,910-d3a642.jpg
vidros-partidos-2.png

Sessão I

MEMÓRIAS DE UMA FÁBRICA, ENTRE O DOCUMENTÁRIO E A FICÇÃO

Vidros Partidos de Victor Erice, 2012. Duração: 37min.O filme passa-se numa fábrica do norte de Portugal e parte de uma fotografia de trabalhadores que está pendurada na parede do refeitório.

Valimo de Aki Kaurismaki, 2007. Duração: 4minUm  filme que estabelece uma curiosa relação com estas sessões de 'O Cinema na Fábrica': trabalhadores de uma fundição assistem 'A Saída dos Operários das Fábricas Lumière' - o primeiro filme da história do cinema - durante a sua hora de almoço.

P1033913.jpg
PARTISARTFORCHANGE-Covilha-Maio25-0305.jpg

Quero Participar 

Se estás interessada/o em participar do projeto,  por favor prenche o questionário para que possamos contactar-te.

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page