

URDIDURA é um projeto de arte participativa que propõe a operários da indústria têxtil com culturas e experiências diversificadas - operários em situação de reforma (maiores de 60 anos) e operários de nacionalidade estrangeira recém-chegados à região da Beira Interior - a vivência de um processo artístico coletivo nas áreas da dramaturgia, do teatro e do cinema.
Desenvolvido em Parceria com a Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior, o Museu de Lanifícios, a União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo e a Paulo de Oliveira, S.A.
Apoio Financeiro:
Iniciativa PARTIS & Art For Change, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa" ;

Oficina Corpo Coletivo
Com sessões quinzenais, nesta oficina serão criadas histórias ficcionais a partir da partilha de experiência e vivências entre o grupo de participantes.
Mais tarde estas histórias serão transformadas em guiões de curtas-metragens. Em 2026 terá início o processo de realização de curtas-metragens no qual os participantes são envolvidos em sessões de direção de atores (noções de representação para cinema), iluminação, sonoplastia, planificação de produção e filmagens.
No âmbito desta oficina serão realizadas entrevistas individuais, com os participantes, para recolha etnográfica e arquivo de memórias.


No âmbito da Oficina Corpo Coletivo, entrevistamos trabalhadores da indústria têxtil imigrantes e pessoas já reformadas com experiência de trabalho nos lanifícios ou que também emigraram em busca de uma vida melhor, longe de um país sujeito à repressão de uma ditadura fascista e onde 47% da população vivia em situação de pobreza.
Estas entrevistas, para além de constituírem um importante acervo de memórias, serão matéria de criação para os argumentos das curtas-metragens ficcionadas, que o projeto irá produzir.
Se quiseres contar a tua história contacta-nos.


DA ESPERANÇA À DESILUSÃO DA IMIGRAÇÃO
The Immigrant
de Charles Chaplin, 1917 Duração: 25min.
The Immigrant, um clássico do cinema, mostra-nos Charlot num barco de emigrantes e a sua chegada a Nova Iorque, onde vive sem um tostão, como em tantos dos seus filmes. Uma das obras-primas absolutas de Chaplin, misto de desencanto e ironia.
“In its roughness and apparent simplicity it is as much a jewel as a story by O. Henry and no full‐time farce seen on our stages in years has been more adroitly, more perfectly worked out.”
“The Immigrant touched me more than any other film. I have always thought that the ending had a truly poetic quality.”
Charlie Chaplin, My Life in Pictures (1974)

The Silent Village
de Humphrey Jennings,1943. Duração: 34min.
"Evangelho, Marxismo e Internacionalismo, fundidos numa visão comovente das relações gregárias numa comunidade mineira sob o jugo do nazismo. Um dos mais belos filmes da história do cinema. Austero e belíssimo, clássico e moderno ao mesmo tempo, um domínio magistral do tom, maravilhoso e pioneiro trabalho na direcção de não-actores, delicado em tudo e terrivelmente bem filmado. Provavelmente, o filme da minha vida!"
João Dias, Realizador e Curador das sessões de Cinema na Fábrica

O Homem Do Lixo
de Laura Gonçalves, 2022. Duração: 11m
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão.
Que dia é hoje?
de um Colectivo de jovens de Montemor-o-Novo, no âmbito de uma oficina orientada por Rodolfo Pimenta e Joana Torgal, 2015. Duração: 12min.
Curta-metragem animada de carácter documental realizada por jovens de Montemor-o-Novo, que ao longo de dois meses, registaram testemunhos de uma geração distinta, entrando numa viagem pela memória de 40 anos passados numa ditadura e outros 40 numa democracia enfabulada.
Brincar
de Rodolfo Pimenta e Joana Torgal, 2015. Duração: 8 min.
Duas gerações distintas (jovens e idosos) que partilham a sua visão sobre o acto de brincar.
Nós
de Nelson Fernandes, 2021. Duração: 5min
"Nós" é uma curta-metragem de animação que mistura várias técnicas de Stop Motion, propondo uma viagem pela conflituosa condição humana.

CARICATURA DA EFICIÊNCIA MODERNA
L'ecole Des Facteurs
de Jacques Tati,1947. Duração: 16min.
Realizado e protagonizado por Jacques Tati, 'Escola de Carteiros' é uma caricatura mordaz das contradições produzidas pelo desejo de eficiência associado à industrialização e o seu impacto nos trabalhadores.
El Empleo
de Patricio Plaza e Santiago Grasso, 2008. Duração: 6min30seg.
'O Emprego' é uma curta-metragem argentina que questiona as relações de trabalho modernas, na qual as pessoas são tratadas como objetos.

MEMÓRIAS DE UMA FÁBRICA, ENTRE O DOCUMENTÁRIO E A FICÇÃO
Vidros Partidos
de Victor Erice, 2012. Duração: 37min.
O filme passa-se numa fábrica do norte de Portugal e parte de uma fotografia de trabalhadores que está pendurada na parede do refeitório.
Seguiu-se a apresentação do URDIDURA pela equipa do projeto e pela parceria e a discussão acerca do filme, orientada por João Dias, realizador do projeto e curador da atividade Cinema na Fábrica.
Valimo
de Aki Kaurismaki, 2007. Duração: 4min
UM filme que estabelece uma curiosa relação com estas sessões de 'O Cinema na Fábrica': trabalhadores de uma fundição assistem 'A Saída dos Operários das Fábricas Lumière' - o primeiro filme da história do cinema - durante a sua hora de almoço.




